
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1244410
Previsão: 03/11/2022
Com os processos de desenvolvimento do país, a urbanização cresceu,desde 1970, com as pessoas saindo do campo para as cidades. Porém acarretou a inflação que dificultou e gerou problemas sociais para a população, principalmente,os mais pobres.
Em primeira análise, a inflação decorrente do desenvolvimento do Brasil, foi controlada graças ao Plano Real que mudou a nossa moeda e estabilizou a economia. Entretanto ela volta à assolar os brasileiros com aumento dos produtos. A população de baixa renda é a mais afetada pela inflação, pois ela não dispõe de muitos recursos para acompanhar os aumentos dos preços.Nesse viés, essa parte da população precisa buscar outras formas de economizar,como deixar de ir ao cinema ou algum centro cultural,o que já é de difícil acesso para essas pessoas por culpa da localização desses espaços, tornando o acesso a um ambiente cultural mais difícil.
E em segunda análise, a alta da inflação gera o abandono escolar,porque as famílias não conseguem equilibrar o orçamento, sendo preciso de uma renda extra, por vezes,vinda dos filhos que ainda estão na escola,obrigando esses a trabalhar mais cedo e deixar de estudar. Esse abandono da instituição de ensino pode gerar dificuldades para essas crianças,visto que o mercado de trabalho busca empregados com uma mão de obra cada vez mais qualificada.
Portanto, é notório que a inflação gera diversos problemas sociais,sendo o dever do Estado garantir ajuda e amparo a essas famílias por meio de auxílio alimentação,principalmente aquelas que possuem filhos matriculados em escolas, aumento do salário mínimo e maior taxação de impostos aos mais ricos. Assim, garantindo direitos às famílias que necessitam e diminuindo os impactos sociais.
-