
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1246463
No período colonial Brasileiro era implantado a concentra-ção fundiária,que resultaria em concentração de terras por parcelas da população.No Brasil contemporâneo isto resultou em precariedade de moradia, fazendo com que muitas pessoas façam sas ruas e calçadas seu lar.Tudo isso, por causa do distanciamento de classes sociais e negligenciamento do Estado com as causas do problema de moradia.
Diante desse cenário, cabe destacar que a divisão entre classes sociais faz com que os indivíduos mais remunerados não sintam os efeitos da falta de moradia.Desde a baixa idade média a sociedade é dividida em Senhores e Servos, os Senhores, por sua vez, com seu grande poder de compra tinha posse de inúmeras terras, já os servos viviam a favor dos mais poderosos.Na atualidade, o mesmo acontece com a popula-ção de rua, estes vivenciam paradigmas com a segurança e alimentação e dependem de doações da classe remunerada, que nem sempre é empática.Isso mostra que as divisões sociais presentes desde a antiguidade refletem na atual sociedade e evidencia que é urgente que o Estado desenvolva políticas que assegurem essa população.
Outrossim, é notório que o desemprego é um fator que torna o indivíduo morador de rua, e que deve ser resolvido pelo Estado. Segundo site "Observatório.com" cerca de 81,5% da população Brasileira não acessam à moradia digna por causa do desemprego. Desde o modo de produção Toyotisma é fundado a necessidade de mão de obra qualificada nos trabalhos, o que contribui para que certa parceça da sociedade seja alvo do desemprego. Na realidade, todo mundo que perde o principal meio de obtenção de dinheiro que é o trabalho, fica mais próximo das moradias informais. Desse modo, é fundamental que os órgãos Públicos desenvolvam oportunidades de vida para população.
Portanto, é importante assegurar a população de rua de vivenciar a ascensão social de ter um lar. Cabe ao MHD- Ministério dos Direitos Humanos- desenvolver políticas públicas que assegurem a população menos beneficiada de vivenciar o direito à moradia, como o projeto auxílio moradia, com o objetivo de ajudar financeiramente a população carente a conquistar um lar.
-