
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1248949
A constituição federal de 1988, assegura que é direito e dever do cidadão,ter acesso á moradia,e assim,possuir uma boa qualidade de vida.Entretanto, na prática, essa ação não se concretiza com uma referida parte da população, que acaba sendo deixados de lado, gerando automaticamente, um grande déficit habitacional.Contudo, tal consequência surge na sociedade brasileira, devido à carência de novos investimentos por parte governamental, ocasionando uma enorme discrepância populacional.
Sob esse viés, no ano de 2008, foi fundado pelo Governo Federal, o Programa Minha Casa Minha Vida(pmcmv)projeto esse que tinha como objetivo, ajudar ás famillias carentes e construir para elas moradias, já que as mesmas não tinham possibilidades de edificarem seu próprio lugar. Mas esse plano está a cada dia sendo negligenciado, segundo o Ministério de Desenvolvimento, no país, existe um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias devido à falta de investimento por parte governamental, que acaba não mandando verbas suficicientes para a criação de novas residências.
Em suma,no século xx, existiam no Rio de Janeiro e em São Paulo, os cortiços. habitações onde abrigavam varias pessoas, as quais eram constítuidas por cômodos alugados. Todavia, no âmbito arual, a alternativa de moradia para esses indivíduos é ocuparem terrenos periféricos, onde o valor é baixo e o cuidado também. Desse modo, é eminente uma grande discrepância com essa parte da população que fica à mercê de doenças, pois não se tem saneamento básico, acesso a saúde e as informações não chegam corretamente, o percentual de desigualdade é altíssimo, para terem acesso a esses direitos, é necessário o deslocamento para o centro da cidade.
Conclui-se que, o Ministério da Justiça em parceria com o Governo, deveriam desenvolver políticas públicas que amplificassem os direitos e deveres desses cidadãos, colocando em prática a disponibilização de novos investimentos, gerando moradias, alimentação e infraestrutura.Ademais, caberia aos mesmos o fornecimento do saneamento básico e a construção de postinhos para aquela região. No entanto, essas ações se efetivariam por meio de palestras e arrecardações de dinheiro de um órgão maior, visando a resolução dos problemas. Sendo assim, essa parcela da sociedade prorperaria e o chamado déficit habitaconal tornaria-se inexistente.

-