
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1258535
Lutas e limitações marcam a história do Brasil. Da colonização a miscigenação, da exploração aos costumes impostos, o país registra percalços de um povo que se construiu em uma base histórica distorcida. Hoje, a antiga terra tupiniquim avança rumo ao progresso, todavia, é preciso superar os impactos sociais da inflação econômica, fomentado pelo abismo social e pelo descaso governamental.
Efetivamente, conforme o conceito de "Banalidade do Mal", teorizado pela filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente, a sociedade passa a vê-la como banal, desse modo, isso evidencia a irracionalidade em relação à inflação econômica,que causa efeitos sociais, configurando a trivialização da maldade, que, para Arendt, ocorre quando há falta de reflexão sobre os males ao redor dos indivíduos. Nesse viés, percebe-se que a população normalizou os altos preços de alimentos em supermercados. Como consequência, isso tem gerado o aumento de indivíduos passando fome no Brasil.
Além disso, a negligência do governo representa um grande obstáculo para a resolução dos impactos sociais causados pela inflação. Nesse contexto, de acordo com o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro "Cidadão de papel", o Brasil é marcado pela não aplicação prática dos mecanismos legais, como a Constituição de 1988, e pela cidadania apenas no campo teórico. Dito isso, pode-se afirmar que as consequências sociais da inflação vai ao encontro do cenário postulado pelo jornalista. Essa situação ocorre de tal forma que o Governo não oferece apoio, como o aumento do salário mínimo, por exemplo, para superar a inflação. Consequentemente,o poder aquitisivo das pessoas são baixos para suprir as necessidades básicas.
Portanto, é mister que o Governo Federal- por ser responsável por garantir o bem-estar social-,ofereça subsídios que garantem à população o aumento do salário mínimo para acompanhar a inflação, a fim de que os indivíduos possuem maior poder aquisitivo para efetuar as necessidades básicas, como a compra de comida. além disso, faz-se necesssário que a sociedade aja em prol da nação, por meio da reflexão dos impactos sociais da inflação.Somente assim, os direitos da Constituição serão assegurados na prática. tal ação tem a finalidade de remediar não só a banalização desse mal, mas também a negligência governamental, o que irá finalmente efetivar as permissões constitucionais básicas.
- SP