Redação #956297
Previsão: 28/03/2022
Tema:O vício em games como distúrbio mental e suas implicações
Um vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao indivíduo ou aqueles ao seu redor.Segundo a Organização Mundial da Saúde essa dependência é considerada uma doença física e psicoemocional.Entretanto,apesar de também ser uma patologia,o vício em "games" recebe vários estigmas e não é devidamente enfatizado.Sob essa óptica,cabe salientar a imersão realista e o descaso familiar como agravantes dessa compulsão por jogar jogos.
Diante desse cenário, é importante destacar a indústria cultural,teoria defendida por Adorno e Hokheimer,que afirma que as indústrias capitalistas com o objetivo de ganhar dinheiro massificam e padronizam seu conteúdo e produtos para atrair o público.Máxima comprovada quando apontado que as empresas de jogos,visando o lucro e conseguir a maior quantidade de "players",criam cada vez mais jogos extremamente realistas e que possuam missões intermináveis,para que esses sujeitos passem mais tempo jogando,e consequentemente gastando mais dinheiro.O que é observado,por exemplo,no curta-metragem "Best friend",produzido pela Gobelins,no qual o protagonista é viciado em um "game" virtual de imersão,de tal forma que ele age como um viciado em drogas,fazendo de tudo para jogar,chegando ao ponto de gastar todo seu dinheiro no jogo.
Ademais,vale ressaltar que esse problema atinge mais os adolescentes e crianças,já que são os que mais possuem tempo para utilizar os "games".E também porque há um desleixo das famílias em controlar os horários que os jovens passam nos jogos,assim contribuindo para que uma forma de lazer se torne um vício.Isso é consequência dos familiares preferirem que seus filhos fiquem em casa,por ser mais fácil de controlar suas ações,e também por não considerarem ser uma patologia a compulsão por jogar.Assim,contribuindo para o desenvolvimento de outras patologias e também de problemas mentais(como ansiedade e estresse) e físicos(por exemplo a má postura)desses menores de idade.Logo,vale mencionar a lógica da filósofa Simone de Beauvoir "O mais escandaloso dos escândalos é que nós habituamos a eles",ou seja,a falta de medidas contra a problemática é o mais preocupante.
Portanto,para que ocorra a atenuação do quadro,cabe ao Poder Executivo junto ao Ministério da Comunicação e das grandes mídias(como Facebook e Instagram) realizarem um programa de conscientização,no qual quebre os estigmas e de destaque ao revés,por meio de palestras e campanhas informativas,que serão realizadas em locais públicos.Além disso,as famílias devem colaborar através do monitoramento e definição de horários,para que evite que os jovens se tornem viciados.Tudo com o fito de que o país tupiniquim se distancie da realidade do curta metragem "best friend"
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