Redação #106116
Título: Apropriação Cultural é culpa do entretenimento e mídia?
22/04/2020
Muito se debate,hoje em dia sobre apropriação cultural,em sua definição é: o uso de alguns elementos específicos de uma cultura distinta da sua. A questão em torno dessa discussão tão falada atualmente,principalmente nas redes sociais é até onde pessoas utilizam de uma determinada cultura para fazer uso nas plataformas de mídia? E porque maiormente o adotamento de elementos culturais simbólicos da cultura negra são os mais problemáticos quando abordados a discussão desse tema?
Não é difícil encontrarmos em redes sociais artistas expondo seus estilos em fotos com milhares de curtidas,como também não é difícil vermos os mesmos utilizando adornos pessoais,músicas,comportamentos sociais (gírias),entre outros nessas plataformas,esses elementos,uma vez removidos do seu contexto cultural já não tem mais o mesmo significado,por exemplo: uma mulher branca utilizando um turbante,não tem o mesmo significado de uma mulher negra usando,pois a peça tem origem nas culturas afro-orientais e no Brasil é um ornamento religioso usado no candomblé,-religião criada por africanos no Brasil-,desde a chegada dos escravos no Brasil,ritos e forma de expressar suas crenças espirituais eram proibidas por colonizadores portugueses.Até a década de 1930 o candomblé era perseguido e marginalizado pela polícia e até os dias atuais muitos adeptos da religião que utilizam o turbante sofrem com racismo.
O poeta negro B. Easy disse a frase: "cultura negra é popular,pessoas negra não",partindo dessa premissa podemos dizer que o uso de elementos da cultura negra e suas discussões se dá por questões relacionadas ao racismo,o Brasil sendo um país racista,mesmo negando,ainda ignora o contexto de pessoas negras utilizarem turbantes,dreads e etc. não são apenas como uso estético,mas também como um símbolo de resistência,afirmação e orgulho da ancestralidade.
Levando em consideração esses aspectos,é importante destacar que o debate sobre apropriação cultural tem que ser estrutural e sistemático,não se resume penas a "usar turbante ou não", mas a forma como a estrutura social pejora o uso das tradições da cultura de um povo e aplaude quando usada por outros.O caminho para se chegar a uma "solução" a este problema são ensinamentos sobre essas culturas e sua forma de utilização e o respeito perante às mesmas.
Não é difícil encontrarmos em redes sociais artistas expondo seus estilos em fotos com milhares de curtidas,como também não é difícil vermos os mesmos utilizando adornos pessoais,músicas,comportamentos sociais (gírias),entre outros nessas plataformas,esses elementos,uma vez removidos do seu contexto cultural já não tem mais o mesmo significado,por exemplo: uma mulher branca utilizando um turbante,não tem o mesmo significado de uma mulher negra usando,pois a peça tem origem nas culturas afro-orientais e no Brasil é um ornamento religioso usado no candomblé,-religião criada por africanos no Brasil-,desde a chegada dos escravos no Brasil,ritos e forma de expressar suas crenças espirituais eram proibidas por colonizadores portugueses.Até a década de 1930 o candomblé era perseguido e marginalizado pela polícia e até os dias atuais muitos adeptos da religião que utilizam o turbante sofrem com racismo.
O poeta negro B. Easy disse a frase: "cultura negra é popular,pessoas negra não",partindo dessa premissa podemos dizer que o uso de elementos da cultura negra e suas discussões se dá por questões relacionadas ao racismo,o Brasil sendo um país racista,mesmo negando,ainda ignora o contexto de pessoas negras utilizarem turbantes,dreads e etc. não são apenas como uso estético,mas também como um símbolo de resistência,afirmação e orgulho da ancestralidade.
Levando em consideração esses aspectos,é importante destacar que o debate sobre apropriação cultural tem que ser estrutural e sistemático,não se resume penas a "usar turbante ou não", mas a forma como a estrutura social pejora o uso das tradições da cultura de um povo e aplaude quando usada por outros.O caminho para se chegar a uma "solução" a este problema são ensinamentos sobre essas culturas e sua forma de utilização e o respeito perante às mesmas.
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Larissa Lagares de Oliveira
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