
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História do Brasil
Questão 42 8345573
FUVEST 2023“Os vadios são o ódio de todas as nações civilizadas, e contra eles se tem muitas vezes legislado; porém as regras comuns relativas a este ponto não podem ser aplicáveis ao território de Minas; porque estes vadios, que em outra parte seriam prejudiciais, são ali úteis”.
Desembargador J.J. Teixeira Coelho. “Instruções para o governo da capitania de Minas Gerais (1780)”. Apud SOUZA, Laura de Mello e. Os desclassificados do ouro. A pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
A partir da leitura do excerto, que aborda aspectos da sociedade mineira do século XVIII, é correto afirmar que, nessa sociedade,
Questão 58 8485811
UNICAMP 1° Fase 2023As estimativas sobre a população de Palmares no século XVII oscilam entre 5 e 20 mil pessoas. A crônica abaixo, de 1678, descreve o território palmarino:
Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama “o Ganga Zumba”, que quer dizer “Senhor Grande”. A este tem por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora. Habita na sua cidade real que chamam o Macaco. Esta é a metrópole entre as mais cidades e povoações. Está fortificada toda em cerco de pau a pique, com torneiras abertas para ataque e defesa. E pela parte de fora toda se semeia de estrepes de ferro e buracos no chão. Ocupa esta cidade dilatado espaço, forma-se mais de 1500 casas. A segunda cidade chama-se Sirbupira; nesta habita o irmão do rei que se chama “o Zona”. É fortificada toda de madeira e pedras, compreende mais de oitocentas casas. Das mais cidades e povoações darei notícia quando lhe referir as ruínas.
(Adaptado de: ANTT, Manuscrito da Livraria, cod. 1185, fls. 149-55v. In: LARA, Silvia; FACHIN, Phablo (org.). Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678. São Paulo: Chão Editora, 2021, p. 9 – 49.)
Sobre a organização do espaço palmarino, é correto afirmar que
Questão 35 6285161
UNESP 2022/2[O rei D. João III] ordenou que se povoasse esta província, repartindo as terras por pessoas que se lhe ofereceram para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um 50 léguas por costa com todo o seu sertão [...]; são sismeiros das suas terras, e as repartem pelos moradores como querem, todavia movendo-se depois alguma dúvida sobre as datas, não são eles os juízes delas, senão o provedor da fazenda, nem os que as recebem de sesmaria têm obrigação de pagar mais que dízimo a Deus dos frutos que colhem [...].
(Frei Vicente do Salvador. História do Brasil (1500-1627). In: www.dominiopublico.gov.br.)
O excerto, do século XVII, caracteriza a
Questão 16 6766665
UFRR 2° Etapa 2022“A colonização do Brasil, de seu lado, foi tardia, intensificando-se quando o quadro institucional da metrópole já começava a sentir as transformações determinadas pelas grandes descobertas. Nem por isso, entretanto, deixaram de se prolongar na América diversos traços de ligação com a Idade Média lusitana; a titulatura de grande número de funcionários, instituições como a das sesmarias e as discussões relativas a um caráter feudal das capitanias hereditárias, quando mais não fosse, seriam suficientes para atestar essa continuidade.”
(HOLANDA, Sérgio Buarque. Introdução Geral. In HOLANDA, Sérgio Buarque & CAMPOS, Pedro Moacyr. História Geral da Civilização Brasileira – Tomo I: A Época Colonial. 6ª Ed. São Paulo: Difel, 1981, p. 25).
Leia as assertivas abaixo e marque a CORRETA:
Questão 49 6767159
UFRR 3° Etapa 2022“A colonização do Brasil, de seu lado, foi tardia, intensificando-se quando o quadro institucional da metrópole já começava a sentir as transformações determinadas pelas grandes descobertas. Nem por isso, entretanto, deixaram de se prolongar na América diversos traços de ligação com a Idade Média lusitana; a titulatura de grande número de funcionários, instituições como a das sesmarias e as discussões relativas a um caráter feudal das capitanias hereditárias, quando mais não fosse, seriam suficientes para atestar essa continuidade.”
(HOLANDA, Sérgio Buarque. Introdução Geral. In HOLANDA, Sérgio Buarque & CAMPOS, Pedro Moacyr. História Geral da Civilização Brasileira – Tomo I: A Época Colonial. 6ª Ed. São Paulo: Difel, 1981, p. 25).
Leia as assertivas abaixo e marque a CORRETA:
Questão 82 6983815
FUVEST 2022Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu.
Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29.
Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar: