Questões de História - História Geral - Idade Moderna - Revoluções Inglesas
30 Questões
Questão 47 8345578
FUVEST (USP) 2023“E desse modo os respectivos Lordes Espirituais, Temporais e Membros da Câmara dos Comuns (...) declaram: Que o pretenso poder de suspender as leis ou executar as leis por autoridade real sem consentimento do Parlamento é ilegal; (...)
Que a criação ou manutenção de um exército permanente no reino em tempos de paz, a menos que com o consentimento do Parlamento, é ilegal”.
Traduzido de English Bill of Rights, 1689. Disponível em https://avalon.law.yale.edu/.
Considerando o texto da lei e o contexto político da Inglaterra ao fim do processo revolucionário no século XVII, é correto afirmar que a Declaração de Direitos de 1689
Questão 35 8785263
EsPCEx 2º Dia 2022A tentativa do rei Jaime II (1685-1689) de impor o catolicismo aos ingleses, contrariando o Parlamento, de maioria protestante, levou este último a convidar o príncipe holandês Guilherme de Orange, casado com a filha protestante de Jaime II, a ocupar o trono inglês. Guilherme, então, entrou na Inglaterra com seu exército e destronou o sogro, no movimento que ficou conhecido como Revolução Gloriosa. Relativamente a esse momento histórico, analise as assertivas abaixo.
I – Guilherme de Orange jurou obedecer à Declaração de Direitos (Bill of Rights), que passou a vigorar na Inglaterra desde então.
II – O processo revolucionário inglês foi inspirado nas ideias do pensador político Maquiavel.
III – A Revolução, de inspiração liberal, favoreceu o desenvolvimento do capitalismo e expansão dos negócios da burguesia manufatureira e mercantil, colaborando para o pioneirismo inglês na vindoura Revolução Industrial.
IV – A partir da Revolução Gloriosa, tornou-se comum dizer que, na Inglaterra, “o rei reina, mas quem governa é o Parlamento”.
Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.
Questão 15 13310263
Feevale Medicina 2021/1O processo histórico europeu conhecido como “Revoluções Burguesas” teve como base as ideias liberais da Inglaterra e da França. Desde a transição do Feudalismo para o Capitalismo, um conjunto de mudanças se desenvolveu, principalmente na economia, impactando, por conseguinte, outras dimensões da sociedade, como as mentalidades, as relações comerciais, as manifestações culturais e a vida privada. Na Inglaterra, ocorreu o primeiro processo revolucionário, onde a nova classe insurgente – a burguesia – passou a ter acesso ao poder e foi resultado da guerra civil entre os partidários de __________ contra o rei ________.
Marque a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Questão 22 11867153
CFO-BM 2021“O que se tornou conhecido como Revolução Gloriosa de 1688 transformou a Inglaterra [...] e o monarca gradualmente perdeu todo o poder de decisão, tornando-se um mero símbolo do país.”
ALMOND, Mark. O livro de ouro das revoluções. Movimentos políticos que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2016. p. 33-34.
A Revolução Gloriosa foi importante por introduzir na Inglaterra
Questão 3 6755072
URCA 2° Dia 2021/1"O Novo Tipo, cuja instituição havia sido contestada tão ferozmente pelos conservadores, parecia haver salvado a ordem social: sem dúvida foi esse o cálculo dos numerosos deputados que votaram em seu favor. Mas o Novo Tipo, como altivamente declararia em junho de 1647, "não era um vulgar exército mercenário"; era o povo comum em uniforme, portanto mais próximo de suas convicções do que das da pequena nobreza ou do Parlamento. E a liberdade de discussão permitida nesse exército excepcional levou a um desenvolvimento fantasticamente rápido do pensamento político".
(HILL, 2001, pág.42).
Sobre a Revolução Inglesa é possível afirmar:
Questão 78 6103956
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade politica e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J J A Perspectivas da Revolução inglesa Rev. Bras. Mist. n 7, 1984 (adoptado)
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL C Uma revolução durguesa? Rev. Bras. Mist. n 7, 1964 (adaptado).
À concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
Pastas
06