Questões de Física - Óptica
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou seu primeiro relatório sobre a visão da população global. A entidade estima que ao menos 2,2 bilhões de pessoas têm algum déficit nesse departamento. E quase metade, 1 bilhão de casos, são evitáveis ou passíveis de correção.
"Isso é inaceitável. A inclusão de atendimento oftalmológico é uma parte importante da jornada de todos os países em direção à cobertura universal de saúde", afirmou em comunicado à imprensa, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Esses números refletem a condição socioeconômica precária que diversos vivem no mundo, mas outros fatores também afetam a visão como os problemas da idade. No texto, a entidade destaca o envelhecimento populacional como outro enorme fator de risco para diversas doenças oftalmológicas. Em 2030, teremos 1,4 bilhão de pessoas maiores de 60 anos no mundo, agora são 922 milhões.
Escrito por: Chloé Pinheiro - 21 de out 2019. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/por-que-22-bilhoes-depessoas-nao-enxergam-direito-no-mundo-segundo-oms/ Acesso em: 23 mar. 2022. [Adaptado]
Diversas pessoas com idade mais avançada utilizam lente de aumento para leitura, pois à medida que as pessoas envelhecem o cristalino se torna menos flexível e sua capacidade de acomodação se reduz.
Esse fenômeno se chama:
Analise as proposições sobre óptica geométrica.
I. Somente em meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta.
II. Um observador ao levantar a mão frente a um espelho verá a própria imagem levantando a mão oposta.
III. Um raio de luz não interfere na trajetória de um outro raio de luz.
IV. Observa-se que em um corpo de cor branca, à medida que a luz branca incidir sobre este corpo, ela é totalmente absorvida por ele.
V. A miopia é um distúrbio visual no qual a imagem é focalizada antes da retina, portanto o míope necessita de lentes convergentes para corrigir a visão dele.
Assinale a alternativa correta.
A QUESTÃO REFEREM-SE AO TEXTO A SEGUIR.
ACOMODAÇÃO VISUAL
Quando observamos um objeto mais próximo e, a seguir, outro mais afastado de nossos olhos, se a distância focal do cristalino tivesse um valor fixo, a imagem que ele forneceria do objeto nem sempre se formaria sobre a retina, que é uma condição imprescindível para que o vejamos nitidamente. Esse problema, entretanto, não ocorre com o olho normal graças a um notável sistema de adaptação: um conjunto de músculos ligados ao cristalino atua sobre ele, provocando variações na curvatura de suas faces, alterando o valor de sua distância focal (f). Dessa maneira os músculos ajustam a distância focal do cristalino à posição do objeto, de modo que sua imagem se forme sempre sobre a retina. Essa propriedade do olho é denominada de acomodação visual. Para muitas pessoas, em virtude de problemas na visão, a acomodação visual é insuficiente para fazê-las enxergar nitidamente um objeto. Os problemas de visão descritos a seguir são muito comuns:
Miopia – as pessoas que apresentam esse problema de visão têm o globo ocular um pouco mais alongado, fazendo com que a imagem do objeto se forme antes da retina.
Hipermetropia – nesse caso, as pessoas têm o globo ocular um pouco mais curto que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina.
Presbiopia – é um problema de visão popularmente conhecido como vista cansada e ocorre basicamente devido ao envelhecimento natural de nosso organismo. O cristalino torna-se rígido e o os músculos que atuam sobre ele não conseguem acomodá-lo para objetos próximos.
(Texto Adaptado de: Física – Volume Único. Máximo, Antônio e Alvarenga, Beatriz. Editora Scipione).
A correção visual com o uso de lentes para a hipermetropia deve ser feita usando-se:
Um dos fatores que contribuíram para a aceitação do modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913 foi a explicação dos espectros da luz emitida por átomos de gases aquecidos, que podem ser observados por meio de um aparelho chamado espectroscópio, cujo esquema está representado na figura. Nesse equipamento, a luz emitida por um gás atravessa uma fenda em um anteparo opaco, forma um estreito feixe que incide em um elemento óptico, no qual sofre dispersão. Essa luz dispersada incide em um detector, onde é realizado o registro do espectro.
O elemento óptico desse espectroscópio pode ser
O microscópio óptico é composto de duas lentes convergentes. A imagem I1, formada pela objetiva, funciona como um objeto para a ocular. A distância entre a objetiva e a ocular é de 30 cm. O objeto é colocado a 1 cm da lente objetiva, e sua imagem, I1, é formada a uma distância de 20 cm dela. A distância entre a imagem final I2 e a lente ocular é de 50 cm.
Quantas vezes a imagem final foi ampliada em relação ao objeto?
Assinale a alternativa que indica o instrumento óptico mais semelhante ao olho humano.