
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Óptica
Questão 57 6307756
PUC-MG 2019/2A QUESTÃO REFEREM-SE AO TEXTO A SEGUIR.
ACOMODAÇÃO VISUAL
Quando observamos um objeto mais próximo e, a seguir, outro mais afastado de nossos olhos, se a distância focal do cristalino tivesse um valor fixo, a imagem que ele forneceria do objeto nem sempre se formaria sobre a retina, que é uma condição imprescindível para que o vejamos nitidamente. Esse problema, entretanto, não ocorre com o olho normal graças a um notável sistema de adaptação: um conjunto de músculos ligados ao cristalino atua sobre ele, provocando variações na curvatura de suas faces, alterando o valor de sua distância focal (f). Dessa maneira os músculos ajustam a distância focal do cristalino à posição do objeto, de modo que sua imagem se forme sempre sobre a retina. Essa propriedade do olho é denominada de acomodação visual. Para muitas pessoas, em virtude de problemas na visão, a acomodação visual é insuficiente para fazê-las enxergar nitidamente um objeto. Os problemas de visão descritos a seguir são muito comuns:
Miopia – as pessoas que apresentam esse problema de visão têm o globo ocular um pouco mais alongado, fazendo com que a imagem do objeto se forme antes da retina.
Hipermetropia – nesse caso, as pessoas têm o globo ocular um pouco mais curto que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina.
Presbiopia – é um problema de visão popularmente conhecido como vista cansada e ocorre basicamente devido ao envelhecimento natural de nosso organismo. O cristalino torna-se rígido e o os músculos que atuam sobre ele não conseguem acomodá-lo para objetos próximos.
(Texto Adaptado de: Física – Volume Único. Máximo, Antônio e Alvarenga, Beatriz. Editora Scipione).
A correção visual com o uso de lentes para a hipermetropia deve ser feita usando-se:
Questão 80 215856
UNESP 2018/1Um dos fatores que contribuíram para a aceitação do modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913 foi a explicação dos espectros da luz emitida por átomos de gases aquecidos, que podem ser observados por meio de um aparelho chamado espectroscópio, cujo esquema está representado na figura. Nesse equipamento, a luz emitida por um gás atravessa uma fenda em um anteparo opaco, forma um estreito feixe que incide em um elemento óptico, no qual sofre dispersão. Essa luz dispersada incide em um detector, onde é realizado o registro do espectro.
O elemento óptico desse espectroscópio pode ser
Questão 90 6318362
EEAR 2014Assinale a alternativa correta tendo como base conhecimentos sobre os defeitos da visão,
Questão 18 1366359
UFAL 2013Sobre a formação de imagens em espelhos planos, esféricos e lentes delgadas, dadas as opções a seguir,
I. A imagem de um objeto real formada por um espelho convexo é sempre direita, maior e virtual.
II. Um objeto extenso assimétrico e sua imagem num espelho plano constituem figuras enantiomorfas.
III. Os espelhos esféricos possuem diferentes aplicações. Os espelhos esféricos convexos apresentam um campo visual maior do que os espelhos planos em idênticas condições. Daí, o uso dos espelhos esféricos convexos como retrovisores em motocicletas e automóveis.
IV. A lupa é um instrumento óptico que fornece de um objeto real uma imagem virtual, direita e maior.
Para isso, o objeto deve está situado entre o foco-objeto e a lupa. verifica-se que está(ão) correta(s)
Questão 147 97068
UnB 2° Dia 2013/1
A figura acima ilustra um arranjo em que o elástico E se encontra preso, pelas extremidades, a dois suportes S, distantes um do outro pela distância h, em frente à fonte de luz F. Se o elástico oscilar, ao ser puxado pelo seu ponto médio, na direção x, é possível, em algumas circunstâncias, observar o elástico movendo-se em câmera lenta.
Considerando o arranjo acima e suas propriedades ondulatórias, bem como o fenômeno de câmera lenta, julgue o item a seguir.
Se a frequência da luz for ligeiramente maior que a frequência de oscilação do elástico, então um observador verá o elástico movendo-se em câmera lenta.
Questão 10 104947
UnB 2° Dia 2009/2
Na construção do aparato necessário para a projeção de um filme, utilizam-se princípios da óptica, da termodinâmica, da mecânica e do eletromagnetismo. Na figura I, é mostrado um esquema simplificado de um projetor cinematográfico. Esse projetor, constituído por uma lâmpada que consome 500 W de potência elétrica, está posicionado em uma sala de projeção cuja temperatura inicial é de 20 ºC. Essa sala, que tem a forma de um paralelepípedo, com dimensões iguais a 10 m × 5 m × 4 m, contém matéria de densidade média igual a 1,4 g • cm-3 e calor específico igual a 0,3 cal • g-1 • ºC-1. Nesse esquema, a variável representa a distância entre a película e a lente do projetor, e a variável
, a distância entre essa lente e a tela de projeção.
O motor do projetor cinematográfico pode ser representado, simplificadamente, pelo diagrama da figura II, em que é mostrada a espira E conduzindo a corrente i. Essa espira é alimentada pela bateria F, que, por sua vez, é ligada às escovas S1 e S2, que fazem contato elétrico com duas peças de formato cilíndrico que estão rigidamente atreladas à espira. A espira, que se encontra no entreferro de um ímã, está livre para girar ao redor do eixo que passa pelo centro da roldana R, de raio r1, conforme mostrado nas figuras I e II.
Os projetores cinematográficos utilizam lâmpadas que contêm uma mistura de átomos dos elementos Ne, Ar, Kr e Xe.
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item.
O teatro de sombras, um dos precursores do cinema de animação, baseia-se na incidência de um ou mais feixes de luz em silhuetas de figuras humanas ou animais recortadas em papel e projetadas em uma tela branca.