Questões de Geografia - Geral - Sociedade e População - Migrações
368 Questões
Diversas pessoas saem diariamente de seus de países de origem ou de onde têm residência fixa para morar em outro. Os motivos são vários: para estudar, para buscar melhores condições de vida, mais oportunidades de trabalho, para aprender uma nova cultura. Esse movimento se chama migração internacional. No geral, essa movimentação é voluntária e, quando essas pessoas chegam ao novo país, são consideradas imigrantes. Para além da migração voluntária, há também os imigrantes forçados que são obrigados a abandonar seu local de origem contra a própria vontade. De acordo com os fatores repulsivos que obrigaram as pessoas a migrarem, elas podem ser consideradas refugiadas e contam com a proteção internacional e o princípio da não devolução.
Disponível em: https://www.gov.br/. Acesso em: 8 out. 2023. (Adaptado).
Sobre os critérios para reconhecimento de refugiados, é correto afirmar que
Sobre a questão de refugiados no Brasil e no mundo, analise as proposições.
I. Alguns dos motivos que levam uma pessoa a ser refugiada são: violação dos direitos humanos, catástrofes naturais, perseguições políticas, religiosas e∕ou étnicas.
II. 52% de todos os refugiados no mundo são provenientes de três países: Síria, Ucrânia e Afeganistão.
III. A Venezuela é o país que recebe mais refugiados no mundo e oferece acolhida aos estrangeiros com nova nacionalidade.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
TEXTO I
Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.
ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).
TEXTO II
A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.
MAIO, M. C.; CALAÇA, €. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).
Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em
“A onda migratória da Venezuela é consequência de um enorme colapso econômico que ocorreu entre os anos de 2013 e 2021, reduziu o PIB do país em mais de 75% e causou a saída até o momento de 7 milhões de pessoas. Dessas, cerca de 6 milhões estão em países da América Latina e do Caribe. Essa chegada massiva de imigrantes venezuelanos, que em muitos casos necessitam de atenção imediata, - incluindo as questões mais básicas como alimentação, abrigo, remédios, vacinas, educação para as crianças - teve um impacto significativo nos países receptores. Isso ocorreu porque essas nações tiveram que fazer um esforço significativo para receber os recém-chegados....” –
Fonte: Uol, 2023. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2023/01/08/migrantes-venezuelanos-estaomelhorando-a-economia-dos-paises-que-os-recebem.htm acesso em: 16 de janeiro de 2023;
O texto cita um movimento migratório em massa ocorrida na Venezuela no século XXI, sobre isso, marque a alternativa que aponte o principal motivo desta migração.
Você já sabe?
Fonte: Alto Comissariado das nações unidas para os refugiado
Figura – Dimensão da diáspora
A estimativa é de que 4 milhões de pessoas — 10% da população — sairão da Ucrânia nos próximos seis meses, mas, se a guerra se arrastar, o total pode ser bem maior. Como todos os homens entre 18 e 60 anos foram convocados para a defesa, as imensas filas de fugitivos são compostas quase que só de mulheres, de crianças e de idosos (Veja, 2022).
https://veja.abril.com.br/mundo/fuga-do-inferno-o-drama-dos-refugiados-da-guerra-na-ucrania/
Os refugiados da guerra da Ucrânia são decorrência da invasão da
"Com o avanço científico e tecnológico da Terceira Revolução Industrial, a articulação entre as cidades se estreitou de tal forma que hoje não existem mais lugares distantes. Elas estão conectadas não só pelos meios de transportes rápidos, mas, sobretudo pelo que a revolução da eletrônica permite, ou seja, fax, internet, telefonia, televisão a cabo etc., criando, em consequência, um meio técnico-científico-informacional que permite a unificação de regiões e espaços geográficos de forma sem precedentes na história".
ADAS, M. ADAS, S. Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2006, p.219
Considerando a citação, pode-se concluir que as cidades se distribuem espacialmente formando rede urbana, pois:
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: